1ª Feira de Educação e Artes de Três Rios emociona e contagia a população | JC Online

1ª Feira de Educação e Artes de Três Rios emociona e contagia a população




Uma semana repleta de arte, cultura e educação que ficará marcada na história de Três Rios. Um profundo mergulho na literatura infantil brasileira e no universo de Monteiro Lobato. Assim foi a 1ª Feira de Educação e Artes de Três Rios (FEATRI), promovida pelo governo municipal, que emocionou e contagiou a todos.

A primeira edição da FEATRI foi um grande sucesso. Foram seis dias de muito conhecimento, animação e alegria na Praça São Sebastião. O público participou de atividades pedagógicas e culturais, apresentações teatrais, contação de histórias, visitas guiadas, cinema, concursos, sarau, exposição, lançamento de livros, palestras. A feira também valorizou os talentos da música regional e contou com um delicioso espaço gastronômico.

Com uma programação diversificada para todas as idades, a FEATRI trouxe conhecimento não só para as crianças e jovens, mas também para os adultos. "Eu trouxe minha filha para participar das atividades e ela adorou. A feira é muito importante para a aprendizagem das crianças, pois reúne arte, educação e cultura. E se torna importante também para os adultos, pois participamos da feira junto com nossos filhos e aprendemos bastante", disse Simone Matos Seixas.

Um dos destaques do evento foi a presença de Valéria Lobato, descendente de Monteiro Lobato, que participou da feira expondo parte do acervo de um dos maiores nomes da literatura infantil brasileira. "Eu nasci no mundo dos livros. É um grande presente para mim poder dividir com o público a minha herança familiar, o amor à literatura, vivenciando momentos de estímulo à imaginação".

A população adorou a Feira de Educação e Artes de Três Rios e já aguarda com ansiedade a próxima edição do evento. "Chamei as amigas para vir à feira e trouxemos nossos filhos. Amamos! Meu filho gosta de histórias de dinossauro e pude comprar livros para ele durante o evento. Espero que tenham mais edições da feira para que possamos participar novamente", comentou Tatiara Correa.

Os professores da rede pública e privada, que acompanharam os alunos na feira, também aprovaram a FEATRI. "Fiquei encantada com a feira. É uma iniciativa inovadora, nunca tivemos um evento deste no município", disse a professora da Escola Municipal Américo Silva, Ana Sandra.

Para a professora Jussara Lima, que levou a Trupe da Alegria para a FEATRI, o evento foi um grande sucesso. "Ficamos muito felizes com  a resposta da população, ávida pela arte, pela literatura, pela música. As pessoas já perguntam pela próxima edição. Ressalto também a competência da Secretaria Municipal de Educação, que forneceu toda a estrutura necessária para que pudéssemos fazer parte da feira. 

O prefeito Josimar Salles, que esteve todos os dias na FEATRI, agradeceu a dedicação da equipe de governo, principalmente da Secretaria de Educação, e a participação das famílias. "A Feira de Educação e Artes de Três Rios foi um momento histórico para a cultura trirriense, com o amor à literatura, os personagens e sonhos de Monteiro Lobato, a valorização dos artistas regionais, a dedicação dos educadores, a participação dos alunos e seus familiares. Foi muito emocionante ver o sorriso no rosto das crianças e a empolgação do público. Durante a feira, visitei todos os estandes, conheci escritores e participei de diversas atividades. Agradeço a toda nossa equipe pelo empenho e dedicação na preparação deste evento e às famílias que abrilhantaram ainda mais a 1ª FEATRI".