Banda 1º de Maio: 108 anos de história | JC Online

Banda 1º de Maio: 108 anos de história




Este feriado é dia de festa para os trabalhadores, mas também para o Grêmio Musical 1º de Maio de Três Rios, que comemora 108 anos de fundação. Se apresentando oficialmente pela primeira vez no dia 1° de maio de 1910, em um palanque improvisado onde hoje é a Praça da Autonomia, a banda já se apresentou em programas como o Lira do Xopotó da antiga Rádio Nacional e tocaram para autoridades, como os presidentes Epitácio Pessoa, Getúlio Vargas, Juscelino Kubistcheck, o governador Amaral Peixoto e outros.

Seu primeiro regente foi Severino José Ferreira. Atualmente, o maestro Devanil Gonçalves Filho é o regente do Grêmio Musical. Ele toca sax e é também o professor de música da Escola Generoso da Costa Barros, que funciona na sede, com gente de todas as idades. Devanil começou como aluno da escola aos 12 anos de idade, que ensina música gratuitamente, com o objetivo de formar membros para a banda.

Para celebrar a data, a instituição realizará, além da tradicional alvorada, que aconteceu nesta terça-feira (1º) às 4 horas da manhã, passando por diversos bairros da cidade, também uma apresentação festiva na Praça São Sebastião, a partir das 20h.

Dezenas de músicos estarão tocando músicas populares, em um concerto que contará com a participação dos alunos da Escola de Música Maestro Generoso da Costa Barros, da própria instituição.

 

Foto: Mapa de Cultura - RJ