Paróquia São Sebastião divulga programação da Semana Santa | JC Online

Paróquia São Sebastião divulga programação da Semana Santa




A Paróquia São Sebastião, de Três Rios, está preparando uma programação extensa para celebrar a Semana Santa na cidade. Desde essa quinta-feira (22), várias atividades serão realizadas para lembrar os últimos dias de vida de Jesus Cristo: condenação, sofrimento, crucificação, morte e ressurreição.

Nesta quinta-feira (22), a Paróquia realiza um mutirão de confissões para os fiéis se prepararem de corpo e alma para a chegada do período pascal. O momento terá início às 19h, na própria igreja.

Na sexta (23) um debate sobre o tema da Campanha da Fraternidade deste ano, será realizado no Centro Pastoral Paroquial Santo Arnaldo Jansen. Falando sobre a Superação da Violência, o momento terá início às 19h, no espaço que fica na Rua 15 de Novembro, 499, Centro.

Em comunhão com a Paróquia São José Operário, a Paróquia do Centro participará de mais uma edição da Pedalada pela Paz, no sábado (24). O momento terá início às 9h, saindo da igreja de São José, no bairro Triângulo, e percorrendo as ruas da cidade.

O Domingo de Ramos (25), terá celebrações durante todo o dia na igreja matriz (às 6h30, 9h30 e 19h) e em várias comunidades da paróquia (8h – comunidades Santa Rosa de Lima, Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora Aparecida; 10h – Nossa Senhora de Guadalupe, São Francisco de Assis e Santa Terezinha; 15h - Sítio Bom Pastor; 18h – comunidade Nossa Senhora de Fátima; e 19h - São Judas Tadeu).

Na segunda-feira da Semana Santa (26), a paróquia realizará uma via-sacra na Praça São Sebastião, a partir das 19h. Comunidades, grupos, movimentos e pastorais estarão reunidos relembrando os últimos passos de Jesus Cristo. Já na terça-feira (27), na igreja matriz, acontece a Celebração da Misericórdia, com início às 19h.

A tradicional Procissão do Encontro será realizada na quarta-feira (28). Com início às 18h, duas procissões sairão de pontos diferentes da cidade. Com a imagem de Nossa Senhora das Dores, a procissão das mulheres terá início na Praça da Autonomia, já os homens sairão da Praça dos Peixinhos com a imagem de Nosso Senhor dos Passos. As duas se encontrarão na porta da igreja matriz, onde será celebrada a Santa Missa em seguida.

Também tradicional, a Missa de Lava pés será celebrada na quinta-feira santa (29), às 19h, na matriz. Relembrando a última ceia de Jesus Cristo, a celebração também acontece, no mesmo horário, nas comunidades de Nossa Senhora da Piedade, Nossa Senhora das Graças e Santa Edwiges.

A sexta-feira Santa (30), é o único dia em que a Igreja Católica não celebra a santa missa, em memória da morte de Jesus Cristo. Neste dia a igreja celebra a adoração a Santa Cruz, que na paróquia São Sebastião, acontecerá às 15h na igreja matriz e nas comunidades São João Batista, Santa Rosa de Lima e Sagrado Coração de Jesus. No mesmo dia a paróquia realiza a via sacra, às 5h da manhã e as 9h, essa última direcionada para as crianças. Às 17h será encenada, na Praça São Sebastião, a peça da Paixão de Cristo.

No Sábado Santo (31), popularmente conhecido como sábado de aleluia, a paróquia celebrará a Vigília Pascal, a partir das 19h, na igreja matriz e nas comunidades do Sagrado Coração de Jesus, Santa Edwiges e Nossa Senhora de Fátima.

Já no Domingo de Páscoa (1º), em que a igreja celebra a ressurreição de Jesus Cristo, a paróquia encerra as celebrações da Semana Santa durante todo o dia com missas na matriz (9h30, 8h, 10h e 19h) e nas comunidades (8h – comunidades Nossa Senhora da Piedade, Nossa Senhora Rosa Mística e Nossa Senhora da Penha; 10h – Cristo Rei, Nossa Senhora Aparecida e Santa Bárbara; 18h – comunidade Santa Terezinha; e 19h – Nossa Senhora Rainha da Paz).