Prefeitura intensifica fiscalização de ônibus em Paraíba do Sul | JC Online

Prefeitura intensifica fiscalização de ônibus em Paraíba do Sul




A Prefeitura de Paraíba do Sul realiza diariamente o trabalho de fiscalização do transporte público municipal e está intensificado este serviço após determinação do prefeito, Doutor Alessandro, para garantir que as constantes reivindicações da população em relação à Viação Paraíba possam ser resolvidas pela empresa o mais rápido possível.

Durante esta semana, os fiscais da Prefeitura visitaram os terminais rodoviários do centro da cidade e de alguns bairros em que os moradores constantemente se queixam de atrasos, mudanças de rota e má conservação de veículos. As reclamações da população e as infrações verificadas foram registradas pela equipe de fiscalização que irá se reunir com a empresa para que providências sejam tomadas.

Os fiscais da Prefeitura também fizeram a vistoria das condições de algumas linhas, verificando a conservação dos ônibus, acessibilidade para a população e funcionamento de lanternas, setas e luzes de freio. Além disso, a equipe de fiscalização acompanhou a cobrança da carteirinha para idosos e a exigência do uniforme escolar para que os alunos da rede pública não paguem a passagem. A carteirinha dos estudantes já foi providenciada e será entregue em breve.

A partir de março, uma parceria com a Secretaria Municipal de Defesa Civil, Segurança e Ordem Pública possibilitará que a fiscalização dos ônibus seja ampliada através da utilização das câmeras de monitoramento do município. A intenção é que com o uso das imagens das câmeras os fiscais da Prefeitura possam identificar os ônibus que não cumprem rotas e horários.

O trabalho diário feito pela Prefeitura inclui a fiscalização dos serviços de ônibus e de táxi no município, verificando a situação dos veículos, cumprimento de horários, rotas, legalização de pontos de táxi e em caso do descumprimento de alguma norma, os fiscais notificam a empresa e os taxistas infratores.

 

Processo para a licitação de ônibus avança na Prefeitura 

O processo de licitação para a empresa de ônibus que passará atuar em Paraíba do Sul está avançando como previsto e o Plano de Mobilidade Urbana do município deverá ser concluído ainda em 2018. 

A Prefeitura Municipal estabeleceu cinco etapas para a conclusão do Plano, e três já foram cumpridas. As três primeiras etapas foram realizadas em 2017, com duas consultas públicas abertas à população e a elaboração do Termo de Referência do Plano de Mobilidade Urbana. 
Estão previstas agora duas audiências públicas, uma na Câmara de Vereadores e outra na Prefeitura dentro do prazo de 120 dias.

O trabalho de pesquisa do Plano de Mobilidade Urbana deverá ser finalizado ainda no primeiro semestre de 2018. O Plano é necessário para que o processo de licitação possa ter continuidade e as empresas de ônibus interessadas conheçam as necessidades do transporte público em Paraíba do Sul.

O Ministério das Cidades prorrogou a entrega do Plano de Mobilidade Urbana dos municípios para abril de 2019, portanto, Paraíba do Sul está dentro do prazo estabelecido pelo Governo Federal e dentro do cronograma inicial da Prefeitura, que termina em maio deste ano, para que no segundo semestre de 2018 a licitação possa ser iniciada.