São Sebastião: durante o mês de janeiro, fiéis celebram o padroeiro de Três Rios | JC Online

São Sebastião: durante o mês de janeiro, fiéis celebram o padroeiro de Três Rios




No dia 20 de janeiro, católicos do mundo inteiro celebram o dia do mártir São Sebastião, protetor contra a fome, peste, guerras e tempestades. Em Três Rios, cidade em que o santo é padroeiro, as celebrações começaram no último dia 1º e seguem por todo o mês.

Até o próximo dia 10, a imagem peregrina de São Sebastião estará percorrendo algumas comunidades da principal paróquia da cidade, diariamente e com a celebração da Santa Missa. No dia 11, uma carreata com a imagem peregrina saíra da capela de Nossa Senhora de Guadalupe, no bairro Habitat, às 17h30, seguindo para a igreja matriz, onde começará a novena dedicada ao santo, que acontece até o dia 19, sempre às 19h com transmissão ao vivo pela TV 3.

Para quem gosta de pedalar, a paróquia está organizando o seu 1º Passeio Ciclístico, que vai acontecer no dia 14 de janeiro, a partir das 8h30. Após a benção, na porta da igreja matriz, os ciclistas percorrerão as ruas da cidade, homenageando o santo.

No dia 19, após a santa missa, será realizado o já tradicional Festival de Música Católica de Três Rios. O evento acontece na quadra do Colégio Santo Antônio, com a participação de bandas, ministérios e cantores católicos de todo o país, com premiação para os primeiros colocados. As inscrições para o festival acontecem até o dia 8 de janeiro, exclusivamente pelo site da paróquia (www.paroquiasaosebastiaotr.com.br).

No dia dedicado ao mártir, 20 de janeiro, a paróquia celebra com a realização de cinco missas, às 6h30, 9h, 10h, 15h e 18h, todas na igreja matriz. A missa das 10h será presidida pelo bispo da Diocese de Valença, Dom Nelson Ferreira. Haverá barraquinhas vendendo o delicioso e já tradicional pastel, ao lado da igreja.

A festa termina no domingo (21), com uma grande festa durante todo o dia. Às 6h30 acontece a recepção ao romeiros na igreja matriz, onde acontece a oração do santo rosário a partir das 7h30. Às 9h, a procissão com a imagem de São Sebastião deixa a igreja matriz em direção ao Independência Clube, onde será celebrada a santa missa às 10h. Ao meio dia acontece a recepção e benção da cavalgada de São Sebastião, que percorrerá as ruas da cidade. Em seguida começa a ser servido o delicioso almoço, no valor de R$ 12,00 e, após o almoço, acontecem as provas hípicas e o show de prêmios, que está sendo vendido no valor de R$ 10,00, cinco cartelas.

Os ingressos para o almoço e o show de prêmios, podem ser adquiridos na Secretaria Paroquial, de segunda a sexta no horário comercial. Lá também estão sendo vendidas as camisas comemorativas do evento.